terça-feira, 1 de junho de 2010

As lutas do Coronel - Melhoria das condições de trabalho


2002 09 17

JORNAL O DIÁRIO

Terça-feira, 17 de setembro de 2002

Denúncia: PM vive em

precárias condições

Policiais do Destacamento de Policiamento Ostensivo de Rio

das Ostras denunciam que têm que dormir no chão

Policiais Militares da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Rio das Ostras têm dormido no chão. Segundo alguns militares, que pediram para não ser identificados por medo de alguma reação por parte das autoridades, o fato ocorre há um bom tempo, e quando reclamam sobre as péssimas condições de trabalho, ouvem como resposta que quem não está satisfeito deve pedir demissão e dar espaço e trabalho para outros que também estariam interessados em receber o melhor salário.

A denúncia foi feita pelo coronel Almir Porto que ao passar pela região ouviu as muitas reclamações dos policiais de Rio das Ostras. O comandante e primeiro-sargento Espírito Santo fez declarações sobre as condições de trabalho que são oferecidas aos seus agentes.

“Todo policial que vem trabalhar aqui, sabe que nós não possuímos um alojamento com dormitório. O que temos são duas camas beliche que são utilizadas pelos policiais apenas para descansar enquanto revezam o plantão”, disse o comandante que informou não tinha conhecimento de que o fato vinha ocorrendo.

Espírito Santo admite que o DPO se encontra em condições precárias devido ao pequeno espaço, porém revela que um imóvel situado à Rua Piraí, no Centro, está sendo alugado para que a Delegacia, funcione temporariamente.

A sede da 3ª CIPM fica localizada em Barra de São João e segundo o Comandante, através do apoio da prefeitura e da parceria com a Secretaria de Guarda de Trânsito já foi viabilizado um terreno onde vai ser construída uma nova sede no bairro Ancora.



POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

1º CPI 29º BPM

P / 3

DETERMINAÇÃO Nº 029/2002

Ao Oficial de dia, COP, 1ª, 2ª e 3ª CIA

Esta Chefia determina-vos que a partir desta data as guarnições dos trailhers deverão cumprir a seguinte programação:

- 09:00 às 11:00 horas = abordagem com equipe completa.

- 11:00 às 15:00 horas = abordagem com metade da equipe (almoço para a outra metade da equipe).

- 15:00 às 17:00 horas = abordagem com equipe completa.

- 17:00 às 21:00 horas = abordagem com equipe parcial (janta para a outra metade da equipe).

- 21:00 às 22:00 horas = abordagem com equipe completa.

- 22:00 às 08:30 horas = abordagem com equipe de 04 policiais e repouso em turno de 04 (quatro) horas para os outros integrantes.

- 08:30 às 09:00 horas = Limpeza do trailher e VTR, com passagem de serviço.

OBS.: 1 – As guarnições que necessitem de NF, nos trailhers de Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, deverão executa-lo da seguinte forma

I – Os deslocamentos e execução do NF não serão superiores a 30 minutos.

II – Só serão feitos deslocamento para NF às sedes das respectivas CIAS.

III – A primeira equipe executará o NF, fará o mesmo nos períodos de 11:00 às 11:30 horas e 17:00 às 17:30 horas.

IV – A segunda equipe executará o NF, fará o mesmo nos períodos de 13:00 às 13:30 horas e 19:00 às 19:30 horas.

V – Não serão admitidos, em hipótese alguma deslocamentos estranhas ao serviço, como por exemplo: buscar alimentação na residência do policial, entre outras.

2 – As abordagens deverão ser executadas das 09:00 horas do dia inicial do serviço às 08:30 horas do dia de encerramento do mesmo serviço, não existindo qualquer interrupção nas abordagens policiais.

3 – O não cumprimento desta determinação será considerada transgressão da disciplina.

Quartel em Itaperuna – RJ, 07 de maio de 2002.

EIMAR RODRIGUES PEREIRA

CAP PM RG 52.830 CHEFE P/3



1997 03 05

JORNAL A NOTÍCIA

Escreve o Leitor

Campos dos Goitacazes, 04 de Março de 1997

DO: CORONEL PORTO

Dir. de Rel. Pub. do Clube de Oficiais da Polícia Militar

e do Corpo de Bombeiros do Norte e Noroeste Fluminense

Ao tomar conhecimento da escala sub-humana a que estavam sendo submetidos os policiais militares escalados na cabine da P.M. sabedor inclusive do espírito humanitário que envolve o coronel PM Ralph, digníssimo comandante do 8º BPM, procurei-o para notifica-lo, o que vinha ocorrendo com os policiais escalados de serviço na cabine, onde permanecem 12:00 horas de serviço ininterrupto, não tendo inclusive, o direito de sentar-se à uma mesa, para fazer a sua refeição, sendo obrigados a almoçarem na própria cabine, e simultaneamente, atender as ocorrências que aparecem, além de não ter o direito de ir ao W.C., para fazer as suas necessidades fisiológicas, e na infelicidade de ficar enfermo, e que venho a ser socorrido por populares, e que durante a sua ausência o rádio, venha a ser danificado ou roubado, lamentavelmente, o PM, ainda responderá à um IPM.

Ouviu-me atentamente, prometendo-me que iria tomar as devidas providências, lamentando inclusive essa situação, pois encontra-se a poucos meses à frente do comando, e ainda, continua arrumando a casa.

Para surpresa deste signatário, após o término do curso de formação dos novos policiais, o comandante do 8º BPM, determinou que fosse escalado mais um P.M., perfazendo dois homens, proporcionando assim, aos companheiros, melhores condições dignas de trabalho, além de proporcionar melhor atendimento ao público em geral.

Vossa Senhoria, deu um exemplo de companheirismo, valorizando e dignificando os nossos companheiros, conforme vem dignificando como por exemplo, com a compra e a distribuição de novos talheres que lamentavelmente, não tinha para ser fornecido aos Praças na hora das suas refeições. Por determinação de V. Sª, os Praças de serviço no horário noturno, já recebem o seu lanche, o que considero algo inédito, apesar de concordar com a sua atitude, que é louvável, e que deveria servir de exemplos para vários comandantes. Os Praças, Sr. Comandante, já comentam sobre a melhoria do rancho, e consideram que houve uma melhoria de 100%.

Vossa Senhoria, tem proporcionado um tratamento humano a todos sem distinção de quem quer que seja.

Parabéns nobre companheiro, que o nosso Criador ilumine o seu comando e os seus comandados.

ALMIR PORTO

ADVOGADO E TEN. CEL. PM RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário